A IMPORTÂNCIA DO EMPODERAMENTO FEMININO

O empoderamento feminino é pauta presente na sociedade em que vivemos com muito mais frequência do que era até pouquíssimo tempo atrás.

Apesar da resistência que a sociedade como um todo tem, e até de algumas (ou muitas) mulheres tem em relação ao tema, ele tem ganhado bastante espaço e força em diversas discussões.

O empoderamento feminino é um tema importânte e muito interessante inclusive para ser debatido.

O QUE É EMPODERAMENTO FEMININO?

É um movimento do sexo feminino que visa uma relação de igualdade com o sexo masculino. Isso significa que o empoderamento feminino é feminismo? Em último caso, sim, porque os princípios do feminismo também são justamente a igualdade entre os gêneros.

Existe uma grande diferença entre feminismo e femismo, e é muito importante deixar isso bem claro. Feminismo é a luta pela igualdade entre os gêneros, enquanto o femismo é a ideologia de que o sexo feminino é mais importante e superior ao masculino, ou seja, o femismo se opõe ao machismo.

Isso quer dizer que a luta de mulheres feministas é para que as relações domésticas, de trabalho e amorosas sejam todas igualitárias.

Empoderamento feminino

A manutenção da autoestima feminina também é pauta do empoderamento feminino, então nunca esqueça: Você é uma Mulher Maravilha!

7 PRINCÍPIOS DO EMPODERAMENTO FEMININO

Os 7 Princípios do Empoderamento Feminino é um documento lançado pela ONU que visa mostrar como empresas e pessoas podem empoderar as mulheres. Os princípios são:

  1. Estabelecer liderança corporativa, no mais alto nível, com sensibilidade à igualdade de gênero;
  2. Tratar todas as pessoas, independente do gênero, de maneira justa no ambiente de trabalho, com respeito e apoio aos direitos humanos e à não discriminação;
  3. Garantir saúde, bem-estar e segurança para todas as mulheres e homens que fazem parte de uma organização profissional;
  4. Promover a educação, o desenvolvimento profissional e a capacitação a todas as mulheres;
  5. Apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas que deem poder às mulheres por meio de cadeias de suprimento e marketing;
  6. Promover a igualdade de gênero, por meio de ações direcionadas à comunidade e ao ativismo social;
  7. Medir e documentar os progressos de qualquer empresa na promoção da igualdade de gênero.

Esses princípios são necessários porque nós, mulheres, temos posição menos do que a dos homens na sociedade, infelizmente.

Empoderamento feminino moda

O filme da Marvel com protagonismo da Mulher Maravilha foi muito importante para o empoderamento feminino porque foi um dos primeiros filmes de herói em que uma mulher foi a protagonista.

COMO RECONHECER A NECESSIDADE DE IGUALDADE?

Bom, a necessidade da igualdade existe porque mulheres não tem cargos de importância em grandes empresas, mesmo sendo maioria na sociedade. Além disso, geralmente as mulheres são as responsáveis por trabalhos domésticos. Outro exemplo são os salários menores que temos em relação aos homens para ocupar as mesmas funções.

EMPODERAMENTO NA MODA

Achou que não teria relação nenhuma com moda? Tem sim!

O empoderamento feminino na moda passa pela liberdade total do que vestir, afinal, o que eu sempre digo aqui no blog é que toda a mulher tem que se sentir bem com o que quer que vista.

Combinar estilos, modelos e cores é a essência da moda, mas esses pontos também devem ser acompanhados pelo respeito à todas as escolhas e estilos.

Essa é a dica de hoje, meninas: se sintam bem com o que quer que vocês escolham vestir.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *