Precisamos falar sobre Ronaldo Fraga na SPFW 2018

A São Paulo Fashion Week, em abril, presenciou um espetáculo de desfile com uma pegada social relembrando a tragédia de Mariana (MG) de 2015. Comandado pelo estilista poeta-político Ronaldo Fraga a apresentação contou com a presença de Marília Gabriela para ser a estrela da última noite de desfiles.

Ronaldo Fraga conhecido pela coleção “Eu Amo Coração de Galinha” que trouxe reflexões sobre o público e privado, conquistou sucesso com o público e críticas pela ousadia e mistura de cores, num momento em que o espírito “clean” ditava a moda do momento. Em seus desfiles, procura privilegiar histórias ligadas à identidade cultural brasileira, inclusive personalidades nacionais que fizeram a brasilidade ascender. Em 1997, a vida e obra do artista plástico Arthur Bispo do Rosário serviu de inspiração para a coleção “Em Nome do Bispo”. Em 2001, o engajamento político e a biografia da estilista Zuzu Angel, assassinada pela ditadura militar, foi o ponto de partida do desfile “Quem Matou Zuzu Angel”?

Já em seu ultimo desfile na SPFW, Fraga trouxe um cenário da tragédia de Mariana (MG) juntamente com a feição de pânico e olhar desolado da apresentadora e jornalista Marília Gabriela vestindo  um macacão preto sinalizando o luto, passando pela paisagem da cidade destruída representada pelos outros modelos ali presentes.

 

Rodrigo Moraes /Futura Press/Folhapress

A idéia de Ronaldo Fraga foi mostrar os efeitos do rompimento da barragem da mineradora, além de manter viva a memória têxtil da comunidade que perderam suas casas e seus pertences.

O estilista de renome ainda trouxe com suas modelos pedaços de cobre transformados em colares e pulseiras representando as vigas das casas destruídas pela lama de minérios. Os sapatos baixos das modelos eram com uma coloração relembrando os tons terrosos da cidade, após o desastre, e foram realizados por ninguém mais e ninguém menos que o designer Jailson Marcos.

Ninguém sabe qual será a próxima tacada de um dos estilistas mais renomados do Brasil, o que sabemos é que a excelência de seu trabalho continua impecável. O que será que devemos esperar nos próximos desfiles de Ronaldo Fraga?

 

FOTOSITE/Agência Fotosite

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *