O QUE É E COMO SURGIU A BLACK FRIDAY

A Black Friday é muito aguardada por mim, por você, e por muitas outras consumidoras de vários tipos de produtos, que esperam um ano inteiro por uma boa (ou ótima) oportunidade de compra.

Nesse tão aguardado dia, muitas empresas, de muitos e diversos setores aumentam (e aumentam muito por sinal) o número de vendas. Mas você já se perguntou como foi que surgiu tudo isso? Quem foi o gênio que teve essa ideia e como ele chegou nela?

Eu respondo tudo pra você no post de hoje!

O QUE É A BLACK FRIDAY

Em inglês, o termo significa “Sexta-feira negra”.

Esse é o dia que se inicia o período natalino, e com ele, também se iniciam as compras de natal. Na prática, isso significa que as vendas (principalmente de produtos que são dados como presente) aumentam de uma forma que não acontece em nenhum outro período do ano.

Isso se traduz para os consumidores como o dia em que as lojas baixam muuuuito os preços e oferecem descontos gigantescos nos produtos.

O QUE É E COMO SURGIU A BLACK FRIDAY

QUEM INVENTOU A BLACK FRIDAY

Não existe um nome específico oficial para a invenção do dia. Na verdade a história da Black Friday é basicamente explicada pelo movimento do mercado, ou seja, existe um período do ano em que as vendas aumentam, e isso acontece na grande maioria dos segmentos de produtos. Os profissionais de vendas e marketing chamam esses períodos de sazonalidade.

O QUE É E COMO SURGIU A BLACK FRIDAY

COMO SURGIU E PORQUE TEM ESSE NOME?

A Black Friday tem origem nos Estados Unidos. Lá um dos feriados mais importantes do ano é o dia de Ação de Graças, que acontece sempre na última quinta feira de novembro. A sexta-feira depois do dia de Ação de Graças, é a Black Friday.

Existem inúmeras teorias para o nome dado ao principal dia de vendas do ano.

Alguns dizem que o termo começou a ser usado para se referir a crise econômica de 1869, nos Estados Unidos, outros dizem que na verdade o termo tem a ver com o próprio comércio.

Essa versão se pauta no fato de que os pequenos comerciantes americanos viviam sempre no “vermelho”, ou seja, tinham números vermelhos como resultado no orçamento, significando que o mês foi de perda. Depois de um ano inteiro no vermelho, os comerciantes abaixavam muito os preços, justamente no dia após o dia de Ação de Graças, quando começa o período de compras para o fim de ano e naturalmente aumentam as vendas.

Com a combinação dos preços mais baixos e da época de compras de natal, as vendas aumentavam e os números do orçamento do fim do mês ficavam positivos, e eram deixados na cor preta, em inglês, “black”.

Também existe uma teoria que diz que o nome foi dado por policiais que eram responsáveis por manter a organização e segurança nesse dia, já que se formavam filas enormes para entrar nas lojas e eram constantes os desentendimentos entre consumidores.

O QUE É E COMO SURGIU A BLACK FRIDAY

As principais empresas de todos os setores de vendas participam da Black Friday com descontos gigantescos.

OUTROS DIAS FOCADOS EM COMÉRCIO

O sucesso da Black Friday gerou frutos. Com o aumento gigantesco no faturamento principalmente das empresas gigantes, os e-commerce, como são chamadas as empresas que fazem vendas através da internet, também começaram um movimento para aumentar suas vendas. Também foi criado um dia para isso, que é a primeira segunda-feira depois do dia de Ação de Graças, chamada de Cyber Monday.

O QUE É E COMO SURGIU A BLACK FRIDAY

 

Em resumo, se você procura preço baixo ou grandes descontos, a Black Friday é a melhor oportunidade possível para que você faça suas compras.

A Week Shoes também participa da Black Friday com a Black Week, com descontos de até 50% durante toda a semana. E você pode acessar nosso site para dar uma olhadinha nas nossas promoções: storeweekshoes.com.br

Compartilhe!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *