LOOK MONOCROMÁTICO: QUAL É O SEGREDO?

Vamos começar uma série de posts sobre cores! Mais especificamente sobre as formas de combinar as cores do círculo cromático nos looks monocromáticos, com cores análogas e complementares.

Então, esse primeiro texto será sobre o segredo do look monocromático.

O QUE É MONOCROMIA?

Afinal, o que é um look monocromático? É aquele composto por peças da mesma cor ou variações de tons da mesma cor. O famoso pretinho básico é um look monocromático, mas definitivamente não é o único.

Look Monocromático

Looks Monocromáticos (Foto: Repredução)

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO LOOK MONOCROMÁTICO

A monocromia tem uma série de vantagens e com certeza o alongamento da silhueta é a mais marcante, porém, a elegância e sofisticação são garantias de combinações monocromáticas bem feitas. Além disso, a composição ganha ares de modernidade, principalmente quando a monocromia se coloca em materiais lisos, como verniz. Por outro lado, usar o cetim como textura única, o look se torna mais próximo do clássico.

A grande desvantagem, é a necessidade do cuidado na hora de escolher a cor da monocromia. É preciso escolher uma cor que combine com a pele e dê o efeito desejado.

O LOOK MONOCROMÁTICO NA MODA

A moda desde 2017 tem sido a intensidade da monocromia, seja com o look inteiro na mesma tonalidade, seja com variações extremas, em outras palavras, com uma peça em tom muito forte, e outra com tom muito mais claro.

Duas ideias extremamente contrastantes também estão em alta: Cores frias e cores vibrantes. Ambas tem bastante destaca já há algum tempo e convivem harmonicamente como forças dos looks monocromáticos. A escolha por uma ou outra varia de acordo com a personalidade e ocasião para a qual o look é montado.

Look monocromático: cores frias e cores intensas estão na moda

Looks monocromáticos: cores frias e cores intensas estão na moda. (Foto: Reprodução)

VARIAÇÕES DE TOM

Usar o mesmo tom é muito bonito e elegante, sobretudo quando se trata de cores mais sóbrias, como verde musgo ou tons escuros de azul. Caso você se familiarize com essa forma do look monocromático, saiba que ele mostra poder e inspira confiança.

A mudança sutil de tom nas peças confere delicadeza, e nesses casos, permite (e até pede) o uso de cores claras e com pouca intensidade.

Já a combinação com alternância radical de tonalidade das peças, mostram força, intensidade e acima de tudo, empoderamento. Assim, não há restrição de cor (mas ainda é preciso cuidado para combinar a cor da monocromia com a pele). Use e abuse da grande variação de cor!

SÃO MUITAS OPÇÕES PARA UMA COR SÓ

Por incrível que pareça, existem inúmeras possibilidades de combinações usando uma só cor no look, e você pode moldar as peças de acordo com sua personalidade e com a ocasião, ou seja, você deve fazer a combinação de acordo com o que você quer mostrar com o que você veste. Poder, delicadeza, suavidade, leveza, força, confiança… São MUITAS possibilidades.

Em resumo, embora possa parecer que usar uma única cor restrinja as opções e pareça sempre igual, existem combinações de sobra e que se adaptam sempre às intenções que você quiser.

No próximo texto, as cores análogas serão assunto, então fica ligada para não perder nada!

Se você quiser saber mais sobre moda ou universo feminino, dá uma olhadinha nos outros textos do blog: http://www.weekshoes.com.br/blog/

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *