CORES COMPLEMENTARES NA MODA

Último texto da série sobre cores (que tinha dado uma pausa para dar espaço a alguns outros assuntos que também são muito interessantes), agora é a vez de falarmos sobre as cores complementares.

Usar cores para compor o look vem sendo cada vez mais comum. Isso porque cada vez mais as mulheres têm aprendido mais sobre moda, e assim, vêm tendo mais confiança para arriscar, ousar um pouco mais na hora de escolher as composições. Nós temos saído do fácil e tradicional pretinho básico para colocar cor nesse negócio de se vestir!

O QUE SÃO CORES COMPLEMENTARES?

São as cores que se opõem no círculo cromático, que é aquele que eu já falei aqui quando o assunto foram as cores análogas, mas não custa repetir: o círculo cromático é muito utilizado na moda, mas não só nela, também na arquitetura, decoração, design e qualquer outra área onde a combinação de cores é importante.

"<yoastmark

Com essa ferramenta, nós podemos combinar as cores com algumas técnicas de escolha que agradam a visão, mesmo que subconscientemente.

Quer a prova? Olha só essa decoração com azul e laranja, que são cores complementares. Gostou, né?

Quer a prova? Olha só essa decoração com azul e laranja, que são cores complementares. Gostou, né?

 

COMO COMBINAR AS CORES COMPLEMENTARES NO LOOK

Usar cores complementares para compor o look é uma das técnicas mais fáceis que temos para escolher o que vestir. Assim como as cores análogas e a monocromia, as cores complementares causam uma sensação agradável para a visão, assim sendo, uma composição com cores complementares é naturalmente harmoniosa.

Algumas combinações são mais vistas e fazem mais sucesso. São exemplos disso o roxo e amarelo, laranja e azul, e também o vermelho e verde. À princípio essas combinações de fato podem parecer estranhas, mas eu mostro que a combinação pode ter resultados maravilhosos.

Ótimos exemplos de combinações com cores complementares!

Ótimos exemplos de combinações com cores complementares!

SÓ COMBINAR AS CORES COMPLEMENTARES RESOLVE?

Se você acha que só a combinação das cores complementares vai garantir o sucesso da sua composição, está muito enganada. Também é preciso escolher bem os tons e o modelo para fazer a sua composição funcionar.

QUAIS TONS COMBINAM ENTÃO?

Infelizmente não existe uma receita para a combinação funcionar. É preciso fazer alguns testes para chegar na combinação perfeita, mas tem algumas que com certeza dão certo. Esses são: o roxo intenso com o amarelo intenso. A composição é para aquelas que gostam de ousar, e realmente tem ótimo impacto.

O azul escuro e o laranja opaco também são ótimos, até porque o azul pode estar no jeans, esse fator abre um leque de possibilidades.

"A

A atriz Mariana Rios sabe muito bem como escolher seus looks! Nesse caso, os detalhes são a blusa e o scarpin na cor preta, que funcionam como elementos neutros e destacam o azul e o laranja.

A FACILIDADE É O TRUNFO

A grande vantagem da técnica das cores complementares é a facilidade para compor, porque o cuidado necessário na escolha das peças da composição é pequeno, as chances de errar são muito baixas e as de acertar são gigantescas. Então arrase no look, ouse mesmo, e o mais importante: se sinta bem com o que você veste!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *