COMO CORES ANÁLOGAS COMPÕEM O LOOK

Segundo texto da série sobre cores, e hoje é a vez de falarmos sobre as cores análogas!

O QUE SÃO CORES ANÁLOGAS?

Cores análogas são aquelas que estão ao lado uma da outra no círculo cromático. A relação de “vizinhança” das cores, causa uma sensação agradável de ver.

CÍRCULO CROMÁTICO

Mas o que é esse tal de círculo cromático? É uma representação bem simplificada das cores que o olho humano consegue perceber, onde se dispõem geralmente 12 cores, sendo 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. Resumindo, é isso aqui ó:

CÍRCULO CROMÁTICO - CORES ANÁLOGAS

Círculo Cromático – Cores Análogas

O círculo cromático é uma grande amigo na hora de combinar cores no seu look. Isso quer dizer que se você conhecer técnicas para combinar as cores, você tem infinitas chances de acertar em cheio no look, transmitindo a mensagem que você quer com o que veste. Saber usar as cores análogas é uma das principais técnicas para isso.

MENSAGEM DO LOOK E IMPORTÂNCIA DOS TONS

Uma combinação com as cores adjacentes no círculo cromático pode transmitir qualquer ideia, indo de sobriedade à leveza, passando por confiança, tranqüilidade, sofisticação e alegria.

Tudo depende principalmente da tonalidade das cores que vão compor seu visual, em outras palavras, tons claros representam leveza, tons escuros transmitem sobriedade e elegância, tons vibrantes mostram alegria e intensidade. Além disso, também há a possibilidade de mesclar tons diferentes para a composição.

DIFICULDADE DA COMBINAÇÃO COM CORES ANÁLOGAS

A grande dificuldade na hora de montar o look é alinhar a escolha das cores com a ideia que se tem do look, isso porque quando se trata de cores, principalmente quando fugimos do clássico preto ou branco, há sempre a tendência de parecer um tanto descontraído, embora em boa parte das vezes não seja essa a intenção.

COLOR BLOCK

O color block é muito utilizado nas composições análogas e é uma técnica muito interessante. Ela consiste em montar blocos de cores na composição, as cores análogas facilitam essa técnica porque elas definem bem os tais blocos. Esses blocos são divididos basicamente na linha da cintura, realmente “dividindo” o look em duas metades.

Color Block - Cores análogas Vermelho/Rosa

Color Block – Cores análogas Vermelho/Rosa

Color Block - Cores análogas Azul/verde

Color Block – Cores análogas Azul/verde

COMBINAÇÕES MAIS UTILIZADAS

Dentro das possibilidades que temos com essa técnica de combinação, temos algumas que são mais utilizadas, e elas tem seus motivos. Vamos a elas:

Azul e verde

É uma combinação clássica das cores análogas. Essa combinação é vista muito no inverno por serem as duas, cores frias.

O azul e o verde transmitem uma ideia clara de calma e tranqüilidade, além disso, dependendo da escolha das peças, pode transmitir a sensação de elegância ou, por outro lado, de despojamento.

Como já foi dito nesse post, a mensagem que o look transmite depende muito dos tons das cores combinados. As combinações de azul e verde abrem margem pra uma variação enorme de tons.

Look com cores análogas

Look com cores análogas

Vermelho e rosa

Essa combinação também é famosa principalmente porque suaviza o color block do qual falei ali em cima. Mesmo quando usadas com intensidade, a combinação continua harmônica. Pode abusar dessa combinação também!

Look com cores análogas

Look com cores análogas

Compartilhe!

1 Comments

  1. Pingback: SAPATO PARA FESTA: COMO ESCOLHER | Week Shoes Blog

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *