A ORIGEM DA FESTA DE DEBUTANTE

Damos um respiro no blog de assuntos relacionados a noivas e casamentos, e hoje voltamos as atenções para as debutantes. Mais especificamente na origem da festa de debutante, que tem uma história muito mais complexa do que as comemorações que vemos hoje.

A ORIGEM DA FESTA DE DEBUTANTE

Esse evento tão importante para as garotas é envolto em uma série de simbolismos desde seu início. Na verdade, os simbolismos eram muito maiores no início. Claro que boa parte deles foram perdidos com o tempo, mas para as curiosas, vale a pena explicar como todo o sonho de princesa começou.

Veja todos os simbolismos e conheça agora a origem da festa de debutante.

APRESENTAR A MULHER PARA A SOCIEDADE

A história da festa de debutante começa no longínquo século XII, na civilização asteca. O objetivo da festa era de que o pai da família apresentasse sua filha à sociedade oficialmente, mostrando que ela havia se tornado uma mulher.

A tradição foi incorporada pelos europeus tempos depois, onde ganhou ainda mais gala, mas continuava com o objetivo de apresentar a sociedade a transição da menina para mulher.

A ORIGEM DA FESTA DE DEBUTANTE

A partir desse evento, a mulher recebia uma série de “benefícios”, como começar a usar roupas mais adultas e participar de eventos sociais, além de receber permissão para namorar.

ATRAIR PRETENDENTES

Outro objetivo da festa de debutante, era atrair pretendentes para as recém tornadas mulheres, mostrando que eram boas pretendentes para casar, justamente por esse motivo era concedido o “privilégio” de poder namorar.

A ORIGEM DA FESTA DE DEBUTANTE

Além de deixar a debutante linda (tradição que continua até hoje), a família também falava muito bem aos convidados dos dotes da garota, para que eles se impressionassem, como habilidade para cozinhar e cuidar da casa, por exemplo.

LIGAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS

Essa festa toda tinha um objetivo ainda maior: criar ligações entre famílias. Pois é, garotas, as meninas eram usadas para melhorar a vida da família através de um bom casamento.

E esse comportamento também era incentivado pela família da moça. Por isso, o flerte com os garotos era plenamente permitido a partir dessa idade.

A ORIGEM DA FESTA DE DEBUTANTE

Felizmente, a forma como a festa de debutante funciona hoje é completamente diferente. A ideia hoje, é oferecer uma grande festa para a própria debutante. Claro que a ideia ainda é mostrar aos amigos e familiares a mudança da menina para mulher, mas sempre pensando na satisfação da própria aniversariante.

O QUE É A FESTA DE DEBUTANTE HOJE

Como disse, a festa de debutante mudou muito com o tempo, deixando de ter todo o interesse entre famílias e passando a ter uma ideologia muito saudável.

Desde a época dos casamentos arranjados, houveram muitas mudanças no pensamento da sociedade em geral. Os conceitos do que é normalmente aceito e do que não é, foram completamente transformados.

A ORIGEM DA FESTA DE DEBUTANTE

Hoje em dia, a festa de debutante é pensada para satisfazer a aniversariante, e é dada pelos pais como presente para marcar essa data tão simbólica, mas ainda marcando a transição de menina para mulher.

Como podem ver, apesar da origem da festa não ser das mais puras, hoje em dia a festa de debutante tem fins completamente saudáveis e fazem muito bem para a autoestima as adolescentes, inclusive.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *